sábado, 31 de julho de 2010

o "Plano Inclinado" de hoje, com Manuel Carvalho da Silva

É um programa de referência, onde se diz a verdade sobre o estado económico e social em que o País se encontra. o programa que agora mesmo acabou teve como convidado Manuel Carvalho da Silva, presidente da CGTP.
foi confrangedor.

MCS é um homem inteligente e de raciocínio ágil. Muito mais do que a esmagadora maioria dos políticos que n
os governam, pois no actual poder político reina a mediocridade e a loucura. No entanto, quando MCS mete as pálas do preconceito ideológico à frente dos olhos, aquele preconceito ideológico que o mundo inteiro viu desabar há 20 anos, MCS torna-se num paradoxo e presa fácil em qualquer debate, nem sendo necessário recorrer a gente da elevadíssima envergadura de João Duque ou Henrique Medina Carreira.


Falemos com sinceridade, MCS: o País está farto de fazer redistribuição de riqueza. Em mais ou menos 3 décadas o estado fez duas expropriações brutais da riqueza dos privados: primeiro quando nacionalizou as empresas, em 13 de Março de 75, e depois quando privatizou as empresas antes nacionalizadas, algumas na penúria, fruto da gestão estatal. Temos uma carga fiscal brutal, havendo mais de 6 milhões de portugueses que vivem do rendimento que o estado lhes dá! Isto é redistribuição da riqueza todos os dias!


O nosso problema é o estado. Deseduca os pobres – agora nem os quer chumbar (!!!), pois os ricos há muito que debandaram para o ensino privado –, faz a injustiça – absolve os ricos e poderosos e castiga os pobrezinhos que não conseguem arranjar advogados que lhes arrastem os casos até à prescrição –, trata cada vez pior e mais tarde as doenças dos pobrezinhos – os ricos recorrem cada vez mais à medicina privada –, etc, etc, etc!


Como disse Ronald Reagan: “o estado é o problema”.


Perante isto, MCS o que é que propõe? Que haja uma estratégia de desenvolvimento e de investimento. Pergunta Medina Carreira: de quem? Quem é que cá vai investir? MCS engasga-se, contorce-se, desvia-se do tema, contradiz-se, etc, terminando o programa zangado! Nunca vi ninguém apanhar um baile tão grande.


É pena, porque MCS é inteligente. Só que tem que se abrir para a realidade e ver que o Muro caíu há 20 anos. E só os loucos querem voltar para trás!


MCS: há dois tipos de pessoas na face da Terra: os "Galileus", curiosos e que observam o mundo que os rodeia e o tentam interpretar, e os inquisidores, que lêem as escrituras todas, sabem os autores todos, têm sempre argumentação na ponta da língua.


Só que, na maior parte das vezes, completamente desfasada da realidade

Sem comentários:

Enviar um comentário