sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Isto cheira mesmo a fim de regime

Eu já não consigo ver as notícias na televisão. Então na RTP é notória a influência e o controlo exercidos pelo PS. Já nem é preciso, em muitas ocasiões, haver telefonemas do ministro Pedro Silva Pereira, pois já lá foram colocados os boys da conveniência. Alguém acredita que o Manuel Alegre Portugal ou a Sandra Felgueiras fossem jornalistas da RTP pouco depois de saírem das respectivas faculdades? Será que é só coincidência o facto de serem, respectivamente, sobrinho de Manuel Alegre e filho de Teresa Alegre Portugal, o rapaz, e filha de Fátima Felgueiras, a moça? Como eles há mais - por exemplo, o ex-casal Daniel Cruzeiro e a Rita Ferro Rodrigues, da SIC - por aqui se vê a cumplicidade dos grandes grupos económicos com o poder político. Só não conheço é jornalistas filhos de personalidades conhecidas da direita. Será que se deve concluir que quem é de direita deve ser muito estúpido, e nem as novas oportunidades os safam?... (LOL)

No entanto este escândalo da TVI foi melhor do que a encomenda. Se a N. Sra da Salvação, Sra Dra Manuela Ferreira Leite, próxima Primeira-Ministra de Portugal, tivesse preparado uma coisa assim, ela ou o seu staff, nem por sombras lhe teria saído tão bem. O rotweiller de Sócrates ainda há-de vir com a teoria de que esta história é uma cabala contra o PS, que é uma campanha negra.

Registo é o seguinte contraste: quando foi do caso Miguel Pais do Amaral versus Marcelo Rebelo de Sousa (que não terá sido mais do que uma conversa entre ambos da iniciativa do ex-presidente da TVI), o presidente de então, Jorge Sampaio, deu projecção ao caso recebendo as várias partes envolvidas em Belém. Agora Cavaco não se envolve, sendo este caso muito mais clamoroso.

De facto o poder isola e afasta os seus detentores da realidade. Ninguém no PS se apercebeu que as vigarices em que o nome de Sócrates anda metido, quer ele tenha ou não culpas no cartório e dado o ambiente de suspeição vigente na actualidade e a elevada corrupção existente no País, que o povo sente na pele, acabariam por se abater sobre o partido. Sempre disse que, quer para o País quer para o PS, assim que que foi despoletado o caso Freeport, o melhor para José Sócrates e para o PS era a demissão imediata do primeiro ministro, a sua substituição na liderança do PS até que o caso estivesse resolvido e a convocação antecipada de eleições. Quem faz por cumprir as regras da ética assim teria procedido, e, provavelmente, nessa altura o PS teria ganho as eleições. Mais, com a Sra Dra Cândida Almeida à frente do caso, era garantido que o processo ficaria (como penso que irá ficar) em águas de bacalhau, e o Sr Sócrates poderia fazer o papel de vítima. Agora não lhe restará outra alternativa do que o papel de derrotado, e será crucificado na praça pública pelos seus actuais aliados. É um clássico.

Fica a lição: a vigarice tem perna curta e as camuflagens são como os gatos - fica sempre uma cauda de fora. Por muito que o rotweiller de Sócrates esbraceje e grite, já ninguém acredita neles. Por muitas condições que o staff do PS coloque para a realização dos debates, não ganharão um único. Porque, tendo colocado condições prévias para a sua realização, do género "não se fala disto nem daquilo", nesta conjuntura o debate está perdido à partida. Porque já só parece que José Sócrates já só anda a lutar pela sua liberdade.

Tudo no PS soa a postiço, a falso, a um mero "agarrar" ao poder como a lapa a uma rocha. Mas as lapas também saltam fora - basta um canivete e a técnica apropriada, e há quem diga que são deliciosas no prato, devidamente confeccionadas. E há ainda a célebre lição da biologia: as primeiras bactérias a decomporem um cadáver são as que estão nele contidas.

Negro é o futuro do PS. Os socialistas estão desesperados e de cabeça perdida. Agora é que se vê o seu nível.

Isto cheira mesmo muito mal. Isto cheira mesmo a fim de regime. Já não era sem tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário