segunda-feira, 21 de setembro de 2009

sobre o socialismo

acabei de receber esta mensagem na minha caixa de email (a tradução do castelhano é minha). qualquer coincidência com a realidade portuguesa será mera coincidência, penso. tudo o que se segue não é da minha autoria. mas concordo.

Transcrição:

"Um reconhecido professor de economia da Universidade norte Americana Texas Tech alegou que nunca tinha reprovado nenhum aluno mas que, numa certa ocasião, tinha reprovado uma turma inteira.

Conta que essa turma insitiu com ele que o socialismo funcionava, que nesse sistema não havia pobres nem ricos, mas sim uma total igualdade

Então o professor propôs aos alunos fazerem uma experiência na turma sobre o socialismo. Todas as notas iriam ser iguais à média e a todos os estudantes seria atribuída a mesma nota, de forma que ninguém ficaria reprovado e ninguém teria A.

Após o primeiro exame, as notas foram homogeneizadas à média e todos os estudantes tiveram B. Os estudantes que se haviam preparado bem estavam descontentes e os estudantes que estudaram pouco estavam contentes.

Mas, quando se realizou o segndo exame, os estudantes que estudaram pouco ainda estudaram menos, e os estudantes que haviam estudado afincadamente decidiram não estudar tão afincadamente já que nunca iriam obter um A. E assim também estudaram menos.

A classificação média atribuída no segundo exame foi D. Ninguém ficou contente.

Mas quando se realizou o terceiro exame, toda a classe obteve F, tendo sido todos reprovados!

As notas nunca melhoraram. Os estudantes começaram a confrontar-se entre si, culpando-se uns aos outros pelas más notas, até se cehgar a insultos e ressentimentos, já que ninguém estava disposto a estudar para beneficiar outro que não o fazia.

Para espanto de toda a classe, todos perderam o ano. E o professor perguntou-lhes se agora entendiam a razão do grande fracasso do socialismo

É evidente; simplesmente deve-se a que um homem está disposto a sacrificar-se trabalhando duro quando a recompensa é atraente e justifica o esforço. Mas quando o governo retira esse incentivo, ninguém vai fazer esse sacrifício necessário para atingir a excelência.

Finalmente, o fracasso será geral"

Fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário